terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A amarga doçura no Natal

Quando criança o Natal era, juntamente com a Páscoa, meu feriado favorito. Cada um de seus elementos, desde as orações e cantatas a troca de presentes e trocadilhos dispensáveis me fascinava. Naquela época minha família era grande e unida e a ceia de Natal era um símbolo de nosso amor. Com o tempo cada um tomou um rumo diferente e nos distanciamos mas ainda assim eu adorava as festas e tudo o que elas representavam em minha concepção de mundo.

Bom, pelo menos até uma guinada do destino fazer com que isso mudasse.

Foi numa manhã de Natal que eu soube que havia perdido para sempre o homem que mais amei em toda a minha vida: meu pai. Ele vinha sofrendo de alguns problemas de saúde, foi internado as pressas mas não resistiu. Eu tinha apenas 11 anos, mal havia acabado de deixar a infância e já tive de lidar com a dor e o sofrimento que a morte traz consigo. Foram dias negros e tristes que fizeram que a tristeza se alojasse em meu coração por muitos anos. Me deparar com árvores natalinas, renas e pisca-piscas trazia a tona um sentimento de vazio que demorei a curar. 

Em algumas horas se completarão 9 anos desde aquele fatídico Natal e, apesar da tristeza que insiste em me levar as lágrimas, me sinto grata e tenho motivos para ficar feliz. Sou muito mais afortunada que muitas das pessoas que conheço: tenho comida em minha mesa, uma família feliz e compreensiva, excelentes amigos, boas perspectivas para meu futuro e um desejo genuíno de encontrar a felicidade. Ter me recolhido em luto por anos a fio me fez perceber que a meu pai, em sua sabedoria e amor, não gostaria de me ver triste e sim celebrando por todas as coisas boas com as quais fui agraciada. E em sua memória é exatamente isso que farei. O Natal pode ter um sabor doce mas sempre terá o toque amargo da ausência de quem amei (e ainda amo) de todo o meu coração.

Espero que assim como eu vocês possam enxergar o lado bom das coisas e celebrar da melhor forma possível independente de qual seja sua crença. Feliz Natal para todas, com muita alegria, comunhão, presentes e sorrisos! ♥


Au revoir! ♥

4 comentários:

  1. Fico muito triste por saber que guarda uma memória tão triste dessa data. Admiro sua força de tentar viver esse dia de Natal mais feliz por lembrar do seu pai, ao invés de ficar triste... com certeza é o que ele desejaria a você. Desejo a você um final de ano maravilhoso e muitas lembranças felizes pela frente.

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rê! No começo foi bem difícil mas, assim como você disse, ele desejaria que eu fosse feliz. E a magia dos dias tristes é que se colocarmos o coração no lugar certo eles serão seguidos por dias felizes ♥

      Excluir
  2. Deve ter sido muito triste perder alguém tão querido no Natal!

    Quando criança eu amava o Natal, depois, quando os meus avôs morreram perdeu um pouco a graça e muitas vezes minha mãe passava o Natal trabalhando e eu passei a gostar cada vez mesmo, hoje eu tento recuperar o meu encanto pelo Natal.

    Bem, flor! Eu espero que apesar da sua perda você consiga ter muita luz nos seus Natais.

    Feliz Natal atrasado!

    ResponderExcluir
  3. Acho que por o Natal ser uma data familiar não ter nossos parentes a nossa volta desfaz aquele encanto - afinal, devemos comemorar com aqueles que mais amamos. Mas ao passo que alguns entes queridos se vão surgem novas pessoas pra compartilhar momentos especiais ♥

    Muito obrigado Luana! ♥

    ResponderExcluir